quinta-feira, 20 de novembro de 2014

EROSÕES NO CÓRREGO SANTA RITA ASSUSTAM MORADORES DO RESIDENCIAL BLAZI...

Por Oliívio Lemos





As águas oriundas do sistema de drenagem das ruas e logradouros de Vianópolis em conjunto com as águas superficiais que escoam das áreas impermeabilizadas da cidade quando da ocorrência de chuvas, têm aumentado significativamente a vazão do córrego Santa Rita, o que têm aumentado a pressão sobre o solo e ocasionado erosões nas margens e na calha do corpo d'agua,  além de danos à vegetação que compõe a mata ciliar do córrego. Os danos podem ser constatados em locais próximos à chácara do empresário Ricardo, situada na parte baixa do Residencial Blazi I, onde uma enorme erosão - que vem aumentando a cada chuva - foi constatada por nossa reportagem.
O acontecimento serve de alerta para que pessoas não construam ou instalem equipamentos nas proximidades do córrego ou em áreas de preservação de qualquer curso d'água sem as devidas avaliações e autorizações dos órgãos ambientais. Essa prática, além de infração ambiental, coloca em risco as edificações e, em determinadas ocasiões,  até a vida de moradores. 
É importante lembrar que, segundo a lei federal 12.651, são consideradas áreas de preservação permanente as faixas marginais de qualquer curso d'agua natural perene ou intermitente, excluídos os efêmeros, desde a borda da calha do leito regular, em largura mínima de 30 metros, para os cursos d'água que possuem menos de 10 metros de largura. No caso do Córrego Santa Rita, uma faixa de 60 sessenta metros deve ser preservada, ou seja, 30 trinta metros para cada lado. No caso das nascentes dos olhos d'água perenes, qualquer que seja sua situação topográfica, um raio de 50 metros é considerado de preservação permanente.  
A fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente adverte que, antes de construir, o interessado deve obter na secretaria a licença referente ao uso e ocupação do solo e o alvará de construção junto ao departamento de fiscalização e posturas. Esse procedimento evita construções em áreas de preservação ambiental e nas não edificáveis, alagadas, ou sujeitas a inundações, onde já foi acondicionado lixo. 


  ==============================

VEM AI...NANDO     MORENO...PRÓXIMO SÁBADO..



PONTOS DE DE VENDA: VIANÓPOLIS NA FRUTARIA DA SANDRINHA, SILVÂNIA RÁDIO VIDA.
RESERVAS DE MESAS PELO FONE:629678-10-90 OU 9991-38-18.

Nenhum comentário: