sexta-feira, 24 de outubro de 2014

QUADRO FAMÍLIAS VIANOPOLINAS... OS NASCIMENTO RODRIGUES...

Por Olívio Lemos, com fotos cedidas pela família

FILHAS DE IZAC
FAMÍLIA NASCIMENTO RODRIGUES EM CONFRATERNIZAÇÃO
NETOS DE IZAC

Para se falar desta família, que tem uma bonita história e integrantes de destaques nas comunidades de Vianópolis, Silvânia e outras cidades de Goiás e do Brasil, é preciso voltar ao tempo e citar os seus patriarcas.
Vicente Rodrigues do Nascimento era um fazendeiro bem sucedido, que possuía terras no município de Bela Vista de Goiás, na região do Barro Amarelo. No início do século 20, resolveu mudar-se para a região do Calvo, município de Vianópolis. 
Vicente e sua esposa, Maria Cândida do Nascimento criaram seus filhos com suor e trabalho. No total, foram 6  filhos, sendo que três deles, Izac, Maria Vicentina e José Santariano, mudaram-se para o município de Vianópolis, onde criaram famílias e viveram por muitos anos.
Aliás, grande parte dos descendentes de Vicente Rodrigues reside no município de Vianópolis.
Izac Rodrigues do Nascimento, um dos filhos de Vicente e Maria Cândida, casou-se com Maria Augusta do Nascimento, filha de Leôncio Batista da Silva e Maria das Dores Silva. Izac e Maria Augusta tiveram cinco filhos, sendo um homem, que faleceu aos 3 meses de vida, e quatro mulheres, registradas com estes nomes: Marta Neri do Nascimento, Inácia Rodrigues do Nascimento, Nazaré Maria do Nascimento e Edma Alexandrina do Nascimento.
José Santariano do Nascimento, outro filho de Vicente e Maria Cândida, também mudou-se para o município de Vianópolis, na região do Calvo. José Santariano casou-se com Delvira Batista do Nascimento, filha de Adelonso e Maria Jacinta, de família tradicional do antigo município de Bonfim, hoje Silvânia. O casal criou uma família de 9 filhos: Maria de Lurdes do Nascimento, Adélia Rodrigues do Nascimento, Ézio José do Nascimento, Anália Maria do Carmo, Manoel José do Nascimento, Maria Ivone de Souza, Hélio Vicente do Nascimento, João Bosco do Nascimento e Jair Luziano do Nascimento.
Maria Vicentina do Nascimento, outra filha de Vicente e Maria Cândida, casou-se com Geraldo Francisco de Souza, que residia na Fazenda Calvo e era integrante da Família Souza do Calvo. Os filhos de Geraldo e Maria Vicentina foram registrados com estes nomes: Maria Inácia de Souza, Iraci Maria de Souza, Izac Francisco de Souza, Carmita Maria de Souza, Carmelita Maria de Souza, Luzia Inácia de Souza e Lúcia Maria de Souza.
Destacamos a seguir, os nomes de diversos integrantes desta laboriosa família que muito fez e continua fazendo por Vianópolis:

Inácia Rodrigues do Nascimento
Alzimar Nascimento Machado
Divino Matias Machado
Cláudio Benício Machado
Marta Neri do Nascimento Sanches
Vânia Márcia Sanches Gonçalves
Isabel Nascimento S. Brito
Arnaldo Jeovane Sanches
Marcivane Nascimento Sanches
Nazaré Maria Nascimento
Eliane Nascimento Vieira
Vera Lúcia Nascimento Vieira
Iolanda Nascimento Vieira
Edma Alexandrina Nascimento
André Luiz Nascimento
Rogério Henrique Nascimento
Itamar Jorge Nascimento
Mirele Marly Nascimento Rangel

Este quadro tem por objetivo divulgar e valorizar as famílias que contribuíram decisivamente para o progresso e desenvolvimento de Vianópolis.
Saudações de nossa equipe a todos os integrantes da FAMÍLIA NASCIMENTO RODRIGUES.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olivio, essa família é muito extensa principalmente se vc. pesquizar do lado da família de Leôncio e Adelôncio e por aí vai.