sexta-feira, 19 de setembro de 2014

INCÊNDIO ESTÁ DESTRUINDO PARTE DA SERRA DO BUGRE...

Por Olívio Lemos, com fotos de Agnaldo Barroso
Notícia atualizada às 13h15min do dia 19/09






Um incêndio de grandes proporções, que teria começado na tarde da última quinta-feira, está destruindo parte da Serra do Bugre, que fica nos municípios de Vianópolis e Silvânia, cerca de 90 km distantes de Goiânia.
De acordo com um morador da região, o incêndio começou com pequenos focos na tarde de ontem e tomou grandes proporções na manhã desta sexta-feira, 19.
Alguns moradores tentaram debelar as chamas, mas não conseguiram.
Nossa reportagem entrou em contato com o Corpo de Bombeiros de Pires do Rio e comunicou do incêndio.
Com tamanho estimado em 100 alqueires, a Serra do Bugre tem uma vasta área verde e serve de refúgio para centenas de animais. Além do mais, é uma zona de recarga das nascentes que abastecem de água a cidade de Vianópolis.
Os fazendeiros da região estão temendo que o fogo atinja também áreas de pastagens das propriedades vizinhas, além de plantações de eucalipto.

2 comentários:

Dalton. disse...

Olívio a serra do Bugre é um lugar que deveria ser preservado e receber atenção especial dos Vianopolinos. Somente quem conhece de perto o local sabe a diversidade de plantas existentes e as belezas que ostenta o local. quem visita entende que o local é endêmico em nosso município. Vale ressaltar que o conjunto de morros que formam a serra faz parte da área que compõe a Zona de recarga das nascentes que abastecem a nossa Vianópolis. A quatorze anos atrás ano de 1990 a lei municipal 231/1990 estabeleceu que a área é de proteção ambiental e deveria receber tratamento diferenciado devendo ser preservada. No entanto, essa lei nunca foi regulamentada e hoje já pode ser considerada caduca. Quem sabe um dia teremos uma APA de verdade em nosso município.

Anônimo disse...

SOU COMERCIANTE EM VIANOPOLIS E ESTE ANO FUI OBRIGADO A PAGAR UMA TAXA DE INCENDIO AO BOMBEIRO, PORTANTO NÃO ESTOU PEDINDO FAVOR. QUE ESTES AGORA, FAÇAM O SERVIÇO QUE LHES É DE DIREITO.